A micropuntura, também chamada de dermopuntura, é um tratamento que reduz as marcas do corpo como as de estrias. O procedimento diminui a profundidade das cicatrizes e recompõe a pigmentação através de pequenas perfurações na pele, nas quais, estimulam a produção de colágeno. A técnica utiliza um aparelho chamado demógrafo. Por ser elétrico, ele contém uma agulha que serve para penetrar a pele, estimulando a produção de colágeno.


No processo de tratamento cada estria do corpo deve ser trabalhada de maneira individual e a duração da sessão dura em média uma hora. Normalmente, é necessário de 3 a 6 sessões, variando de acordo com o grau de cada cicatriz. O intervalo entre um procedimento e outro é de 28 dias, sendo o tempo ideal para que a pele se recupere.


Além disso, a dermopigmentadora e empresaria Vanessa Silveira explica que o tratamento é combinado com lasers que aliviam a dor e ajudam na recuperação da derme.


Já em relação a eficácia do procedimento, muitos profissionais da área consideram a micropuntura como o melhor tratamento para reduzir estrias. O método utilizado promete amenizar em até 90% as marcas grossas e apagar completamente as finas. No entanto, Vanessa esclarece que a otimização no resultado também irá depender do colágeno natural que cada pessoa tem. "Os resultados variam conforme a quantidade dessa proteína. Quanto mais jovem, mais colágeno há e melhores são os resultados obtidos", afirma.


Quem pode fazer?


É indicado para apagar e reduzir marcas de estrias brancas, vermelhas, largas ou finas, em qualquer região do corpo. Porém, o procedimento é contraindicado em peles negras, porque pode causar hiperpigmentação e deixar as lesões ainda mais visíveis. O ideal é que as pessoas que não podem fazer esse tipo de procedimento procurem outros tratamentos que não irá agredir a pele.


O procedimento causa dor?


Como faz parte do procedimento a perfuração na pele, o procedimento causa desconforto, sim. Para aliviar, o recomendado é passar anestésico, como por exemplo, a lidocaína 5%, mais ou menos, 40 minutos antes de começar a sessão. A aplicação de laser também reduz a sensibilidade da pele e assim, diminui a dor.


Cuidados depois das sessões


O indicado é seguir alguns passos para potencializar a regeneração da derme:


Por estimular a pigmentação da pele, deve ser evitado o consumo de alimentos que contém substâncias corantes, como cenoura, beterraba e abóbora, já que eles podem manchar a cútis.

Na semana das sessões, não é recomendado tomar sol ou praticar atividades físicas que estiquem o tecido machucado, como musculação e pilates.

A ingestão de colágeno com vitamina C também é útil, além do uso de produtos cicatrizantes indicados pela profissional que fez a micropuntura.

Se você atua na área da estética e deseja aprimorar suas técnicas profissionais e ampliar seus procedimentos assim como seu conhecimento, faça sua especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" no Instituto Monte Pascoal. Seja um especialista no assunto e se torne referência no mercado de trabalho.


Fonte: Vix

Imagem: 123RF