Vários fatores podem levar o aparecimento das olheiras como à exposição excessiva ao sol, inchaço dos olhos, pele abaixo dos olhos muito fina e transparente, excesso de vascularização nessa região, assim como o envelhecimento. Dessa forma, para evitar o aspecto escuro na região dos olhos, ou a aparência de cansaço é preciso saber quais procedimentos podem ajudar e melhorar o olhar. Por isso, conheça quais são os tratamentos caseiros e os estéticos capazes de auxiliar o tratamento e combater as olheiras.


Tratamentos caseiros


Pepino


Pode-se dizer que boa parte das pessoas já viram em fotos ou em filmes, pessoas com pepinos nos olhos. Apesar de parecer brincadeira ou algo para mostrar a vaidade, cortar o alimento em rodelas e colocar em cima dos olhos realmente ajuda a tratar as olheiras. De acordo com a dermatologista Natasha Crepaldi, o pepino contém vitamina E que auxilia no clareamento da pele, e também refresca e hidrata a pele. "Coloque metade do pepino cru na geladeira, depois que ele estiver frio, corte-o em fatias e aplique sobre os olhos fechados por 10 minutos", ensina.


Chá de camomila


Como de costume o chá de camomila é muito usado como calmante e tem ação anti-inflamatória. Mas, também pode auxiliar na diminuição de olheiras como ensina a biomédica, especializada em estética, Carolina Laplagne. "Ao invés de jogar os saquinhos fora depois de beber o chá, coloque-os na geladeira e assim que estiverem gelados, faça uma compressa por 20 minutos. Ele vai ajudar amenizar o tom arroxeado das olheiras".


Óleo de amêndoa


As propriedades do óleo de amêndoas funcionam como um anti-inflamatório natural, que não só reduz as olheiras, mas também auxilia contra as rugas e ajuda na hidratação da pele. "Coloque duas gotas de óleo no dedo e massageie a área ao redor dos olhos por cerca de cinco minutos. Repita o mesmo movimento com o outro olho", recomenda a dermatologista, Antonella Murad.


Maçã


"A fruta tem propriedades tonificantes que ajudarão a tratar as olheiras, iluminando a região ao redor dos olhos", conta Natasha. "Para potencializar o efeito da fruta, você deve lavá-la bem, cozinha-la e fazer uma espécie de purê com ela. Com essa consistência, você deve aplicá-la na região das olheiras e deixar agir por 15 minutos".

Rosas


Se você virou a noite e seus olhos não deixam de esconder isso, uma boa opção é fazer uma compressa com a infusão de pétalas de rosa e água quente. "Ferva as pétalas da flor com a água e espere a mistura ficar morna. Molhe dois algodões e coloque-os por 20 minutos nas olheiras", explica Antonella, que afirma que o aspecto cansado irá diminuir consideravelmente e vai parecer que você dormiu mais de oito horas.

Tratamento estético


Carboxiterapia


A aplicação de pequenas injeções de CO2 diretamente nas olheiras melhora a circulação sanguínea da região, aumentando a produção de colágeno que rejuvenesce a pele, clareando a pele por baixo dos olhos. Essa técnica é ótima para combater as olheiras conferindo um olhar mais leve e jovem, mas, é preciso no mínimo 1 sessão por semana, durante o tempo de 2 a 3 meses para ter o tratamento completo.

Laser


A luz do laser clareia as olheiras porque promove a contração da pele, eliminando a flacidez, mas além disso seu efeito promove uma remodelação da derme com novas fibras de colágeno e elastina mais compactos e organizados, que diminui as rugas e consequentemente as olheiras. Cada sessão dura cerca de 20 minutos e são necessárias, no mínimo, 3 sessões para alcançar resultados satisfatórios.

Luz pulsada


Nesse tipo de tratamento utiliza-se um feixe de luz que reduz os vasos sanguíneos responsáveis pelo escurecimento da região dos olhos. Deve ser feita a cada 15 dias, e os tipos de laser mais indicados são de rubi (694 nm), Nd:YAG (1064 nm), pulsado (585 nm), Nd:YAG poliderm (650 e 532 nm), high-energy pulsed CO2, e o de Alexandrite. Para proteção dos olhos é recomendado o uso de óculos próprios, assim como o uso de um protetor metálico em todas as sessões.


Injeção de ácido hialurônico


Um outro bom tratamento para olheiras profundas ou roxas com perda de volume na parte inferior dos olhos é o preenchimento da região com ácido hialurônico. Isso porque o procedimento ajuda a diminuir a profundidade das fossas lacrimais e as olheiras e a disfarçar as manchas. Esse tipo de tratamento pode ser realizado pelo dermatologista 1 vez por mês e garante bons resultados.


Peeling com ácidos


O peeling com ácidos consiste em retirar a camada mais externa e média da pele, o que promove o crescimento de uma nova camada de pele, mais firme e mais clara. Esse tratamento remove a melanina da pele. Os ácidos mais indicados são ácido tricloroacético, ácido salicílico, ácido glicólico, ácido lático, alfa hidroxiácidos, ácido retinoico e ácido mandélico. Todos esses agentes são indicados para eliminar o melasma e promover o rejuvenescimento cutâneo. Pode-se realizar de 1 a 2 sessões por mês, conforme a necessidade de cada pessoa.

Preenchimento com gordura ou plasma


Esse tipo de procedimento é recomendado para que possui olheiras profundas e arroxeadas. Também pode ser indicado o tratamento com preenchimento de gordura da própria pessoa. Esse tratamento só pode ser realizado pelo dermatologista, cerca de 1 vez por mês, garantindo bons resultados. Além da própria gordura da pessoa, o dermatologista também pode aplicar uma outra substância chamada plasma rico em plaquetas.


Cremes para olheiras


Os cremes para olheiras mais indicados são os que possuem ingredientes como ácido retinoico ou despigmentantes contendo hidroquinona ou ácido kójico, por exemplo.

Tanto os tratamentos caseiros quanto os estéticos garantem resultados benéficos no combate das olheiras mesmo que seja em maior ou menor grau. Mas, é importante estar em dia com uma boa alimentação, dormir por pelo menos 8 horas por dia, além de consumir alimentos que contenham vitamina E como por exemplo, avelã, sementes de girassol ou amendoim.


Se você atua na área da saúde estética e deseja ampliar seu conhecimento, assim como seus tratamentos estéticos, a especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" do Instituto Monte Pascoal foi feita para você! Seja um especialista no assunto e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Quem e Tua Saúde

Imagem: 123RF