O abacate é um fruto que possui inúmeros benefícios para o organismo, mas, as propriedades do alimento vão muito além disso e pode ser um aliado nos cuidados faciais, corporais e capilar. As substâncias antioxidantes fazem com que a pele e os cabelos ganhem hidratação extra com os óleos naturais da fruta. Por isso, conheça e aprenda a fazer receitas de selfcare vegana.

Segundo a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Ana Carolina Sumam, o abacate ajuda a prevenir estrias, rugas e celulite, por ser rico em vitamina C, que ajuda no metabolismo do colágeno, substância que dá firmeza à cútis. Outro detalhe importante é que o fruto pode ser usado em todos os tipos de pele, desde seca à oleosa, pois contém vitaminas A e E, que ajudam a reparar os danos oxidativos.


"A fruta também tem antioxidantes, que ajudam a proteger e evitar o envelhecimento das células cutâneas, promovendo maior elasticidade e deixando a pele com aparência mais bonita e saudável. Além disso, ainda possui propriedades naturais de proteção solar", explica.

Já em relação ao tratamento capilar, o abacate aumenta a hidratação dos fios, por ser muito rico em gorduras, vitaminas e aminoácidos, tornando os cabelos mais brilhantes e macios.

Máscaras faciais


De acordo com a dermatologista Ana Carolina, a pessoa pode fazer uma máscara somente com o abacate, amassando a fruta e aplicando no rosto, deixando agir na pele por 10 minutos. Mas, ela salienta que antes de usar o fruto como máscara facial é necessário lavar bem o rosto.


Hidratante corporal


"Os óleos naturais do abacate penetram profundamente na pele e podem funcionar como um potente hidratante para peles ressecadas. Basta amassá-lo até formar um creme e espalhar na área desejada. Deixe atuar por 15 minutos e lave com água morna.

Máscara capilar


Neste caso não é usado 100% abacate, para a máscara capilar o fruto deve ser misturado com o soro fisiológico até formar uma pasta. Ana Carolina explica que a hidratação deve ser aplicada nos cabelos úmidos após serem lavados com shampoo. Ela também recomenda deixar a máscara agindo por 15 minutos e após esse tempo enxaguar bem os cabelos em água fria.

Efeito antiolheiras


O abacate além de hidratar a pele, ajuda a retardar o aparecimento das bolsas abaixo dos olhos ou amenizá-las. Para um efeito ainda melhor, combine a fruta com aveia, que tem poder calmante e ajuda a suavizar o tom das olheiras.

"Junte três colheres de aveia a meio abacate amassado, misturando bem até formar uma pasta. Com o rosto limpo, aplique na região ao redor dos olhos e deixe agir por cerca de 30 minutos. Depois, retire com água corrente. Para melhores resultados, aplique a máscara diariamente", sugere a dermatologista.

Creme para estrias


Para ter a elasticidade da pele melhor, a mistura do abacate com a babosa pode ser um ótimo tratamento caseiro para suavizar o aspecto das estrias. Ana Carolina lembra que mesmo usando o creme, para que as estrias desapareçam por completo, é necessário combinar com tratamentos mais potentes em consultório.

"Misture meio abacate com um talo de babosa e uma colher de óleo de amêndoas até obter uma mistura homogênea. Aplique a máscara sobre os locais onde deseja suavizar as estrias massageando suavemente. Deixe agir por cerca de 20 minutos e enxague bem", finaliza a médica, que indica essa mistura também para os cabelos.

Apesar dos tratamentos caseiros nada melhor do que combiná-los com tratamentos estéticos que atuam com mais profundidade garantindo melhor tratamento facial e corporal. E, nada melhor que um especialista capacitado para ajudar as mulheres e os homens a estarem de bem com sua aparência.


Então, se você atua na área da estética e sente que precisa se atualizar para melhor atender seus clientes esse é o momento ideal para você começar sua pós-graduação. Faça sua especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" no Instituto Monte Pascoal. Aperfeiçoe suas técnicas profissionais e se torne referência na área da beleza.



Fonte: UOL

Imagem: Envato Elements