A pele corporal e principalmente a facial sofre mudanças com o passar do tempo e aí vem a necessidade de cuidar e evitar o envelhecimento precoce o quanto antes. Boa parte das pessoas não querem apresentar mais anos do que elas realmente têm, por isso é importante conhecer como deve ser os tratamentos em cada fase da vida.


Independentemente da idade é essencial fazer uso do protetor solar diariamente, mesmo dentro de casa. Também é importante observar o surgimento de linhas de expressão e flacidez. Para ter uma rotina de cuidados de acordo com a sua idade a dermatologista Daniela Landim ensina como prevenir o envelhecimento precoce e ter uma pele mais saudável.


20 aos 30 anos


Nesta fase da vida como a surgir linhas finas ao redor dos olhos, devido a exposição aos raios ultravioleta. Também podem aparecer as primeiras manchas na pele, que se encaixam nos sinais de envelhecimento precoce. Para se prevenir a melhor opção é aderir a hidratação da cútis todos os dias.


A dermatologista também aconselha banhos de curta duração e com água em temperatura ambiente. Já para o tratamento da flacidez a dica é intercalar o uso de ácidos noturnos, desde que tenha indicação médica, como o glicólico e o retinóico, com cosméticos antioxidantes eficazes.

31 aos 40 anos


Nesta fase alguns procedimentos estéticos são bem-vindos, dependendo do caso. Isso porque além das manchas, aparecem linhas de expressão na pele e a pálpebra começa a ficar mais flácida. Nesse sentido, a aplicação de toxina botulínica e preenchimento com ácido hialurônico passam a ser boas opções para combater o envelhecimento precoce.


Outros métodos que podem ser indicados são: Laser, luz intensa pulsada, peelings químicos e de cristal e radiofrequência. "Uma alternativa de tratamento mais intensa é o laser de CO2 fracionado, que dá um resultado fantástico em um curto espaço de tempo", afirma Daniela.

41 aos 50 anos


Nesta faixa etária a flacidez da pele costuma começar a comprometer o contorno facial. Já as linhas de expressão se tornam mais definidas e evidentes, especialmente ao redor dos olhos e entre as sobrancelhas. Além disso, as manchas podem ficar mais escuras.

A indicação da especialista é fazer uso de ácidos noturnos, que podem ser alternados com antioxidantes tópicos potentes. O tratamento tem a função de prevenir, proteger e corrigir o envelhecimento precoce das células do rosto. O filtro solar e um sérum para a área dos olhos também são indispensáveis para uma pele mais bonita e saudável.


Após os 51 anos


Depois dos 51 anos de idade os vincos labiais ficam mais aparentes, o contorno facial ainda menos definido e as pálpebras sofrem com a flacidez intensa. Devido à redução dos hormônios sexuais, começam a aparecer "vasinhos" no rosto e o viço natural da pele diminui. As bochechas também podem ficar mais evidentes.

"Nessa fase, agimos em todas as frentes, usando séruns com antioxidantes, hidratantes, filtro solar, ácidos como o retinóico, produtos anti-idade e suplementos vitamínicos para diminuir o estresse oxidativo. Os tratamentos são os mais variados e associações são bem-vindas", explica a dermatologista.

As mudanças na aparência é algo natural na vida de todas as pessoas, mas, se for acompanhada de cuidados pode trazer benefícios para o corpo e também para a autoestima de homens e mulheres. Mas, o importante é se sentir bem consigo mesmo.


Se você atua na área da saúde e deseja ampliar suas técnicas profissionais para melhor atender seus clientes, então, comece sua especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" no Instituto Monte Pascoal. Seja um especialista no assunto e se destaque no mercado de trabalho.


Fonte: R7

Imagem: Envato Elements