O que é a acupuntura e os benefícios que o procedimento traz na recuperação de lesões e no relaxamento corporal, boa parte das pessoas sabem. O que muitos ainda não sabem é que essa técnica pode ser usada como tratamento para certos aspectos da pele tanto faciais quanto corporais. A acupuntura estética serve para combater e prevenir alguns problemas como rugas, acne, gorduras localizadas, flacidez, celulites, estrias, queloides e até olheiras.

De acordo com Maria Assunta Y. Nakano, acupunturista, esse tipo de tratamento pode ser muito útil e um complemento dos procedimentos tradicionais. Além disso, possui a vantagem de não introduzir substâncias estranhas ao organismo, o que pode trazer resultados adversos como o hematoma, e a contraindicação da eletroacupuntura em quem usa marca passo.

"Todos os tratamentos visam, em primeiro lugar, o equilíbrio energético de cada um e posteriormente a atuação localizada de cada uma dessas alterações", destaca. Nesse sentido, veja como esse método pode ajudar como tratamento estético complementar.


Acne e tratamentos de pele


No que diz respeito a acne, a alimentação pode contribui com o aparecimento desse problema. Desta forma, a acupuntura vai trabalhar a área que realiza a digestão desses nutrientes, para melhorar o aspecto da cútis. "Na Medicina Chinesa a pele está relacionada ao Da Chang (intestino grosso). O canal do Da Chang se relaciona com o canal do Wei (estômago) formando o Yang Ming. E tudo começa com a alimentação, portanto, no caso dos tratamentos de pele, a alimentação é importante para resultados eficazes, e explicamos desta maneira a utilização dos pontos deste canal Yang Ming no tratamento principalmente da acne", explica a acupunturista.

Rugas da face e flacidez


Para esta causa é realizada uma avaliação das áreas acometidas por meio da aplicação das agulhas com técnicas de sedação e tonificação dos músculos, além de tonificação da pele, para estimular a produção de colágeno e elastina. Maria Assunta esclarece que as rugas e a flacidez estão a associadas ao envelhecimento devido aos fatores internos e externos, que exigem a tonificação, em especial, do Shen (rins), que armazena a vitalidade da pessoa.

Tratamento corporal


Para realizar os cuidados corporais é preciso utilizar a técnica da tonificação dos pontos motores e sedação de nódulos e gordura localizada. "No caso da tonificação dos pontos motores, o que obtemos é uma melhora da tonicidade da pele e músculo, da circulação energética para a região e firmeza da pele e músculo pela regeneração e rejuvenescimento dessas estruturas trabalhadas", explica.

Se você atua ou deseja trabalhar na área da estética, mas, sente que precisa estar mais capacitada (o) esse é o momento certo para começar sua pós-graduação. Faça sua especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" no Instituto Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento e esteja preparada (o) para o mercado de trabalho.



Fonte: Instituto Brasileiro de Acupuntura

Imagem: 123RF