A estação inverno favorece o ressecamento da pele assim como o fato de tomar banhos muito quentes. Mas, para além disso existem doenças que podem facilitar esta causa. Isso porque a pele ressecada surge quando ela não consegue reter água e fica quebradiça e acinzentada.


Dessa forma, algumas doenças podem estar associadas a pele ressecada, sendo:

Psoríase;

Eczema;

Pitiríase rósea;

Dermatite seborreica facial;

Rosácea.


Para tratar essas patologias, o recomendado é utilizar hidratantes umectantes e em casos mais severos é indicado até o uso de corticoide tópico.


Já no caso de ressecamento da pele corporal, pode-se fazer uso de sabonetes em forma de óleos e hidratantes a base de óleo de amêndoa, óleo de coco ou óleo de girassol, além de ativos como ureia e macadâmia.


Para prevenir o ressecamento da pele, é bom evitar banhos quentes e esfoliação da pele e sempre que possível hidratá-la seja durante ou após o banho. Além disso, é importante estar atento quando o ressecamento provoca prurido ou coceira, deixando a pele sensível e muito desidratada, até mesmo com descamações. Nessas situações é preciso procurar um profissional especializado.


Vale lembrar também que é muito importante beber bastante água pois, isso auxilia na hidratação da pele, por isso encha a garrafinha e proteja sua pele.


Se você atua na área da saúde ou da estética e deseja aprimorar seu conhecimento esse é o momento ideal para começar sua especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal" no Instituto Monte Pascoal. Seja um (a) especialista no assunto e se torne referência no meio profissional.



Fonte: UOL

Imagem: 123RF