A gordura localizada na barriga não é algo fácil de eliminar. Por mais que a malhação ajude nesse quesito, existem procedimentos que podem acelerar essa queima de gordura, e a aplicação de enzimas também conhecida como mesoterapia é uma delas. Conheça o funcionamento dessa técnica e tire todas as suas dúvidas.


A aplicação de enzimas é uma maneira de concentrar os efeitos de substâncias que irão ajudar na queima de gordura na área do corpo onde o acúmulo é maior. Elas são aplicadas através de injeções com agulhas bem finas, e raramente causam dor. Dessa forma, a técnica mostra resultados tão eficazes na redução da gordura localizada.


Como funciona?


Antes de começar qualquer processo, o profissional especializado realiza uma análise para definir as necessidades e os objetivos pessoais. Na consulta são feitos testes com combinações de enzimas, nas quais, têm o prazo de 2 a 7 dias para provarem eficácia sobre o metabolismo. Somente após os resultados obtidos é que as substâncias utilizadas serão escolhidas e o procedimento poderá ser feito.

Como é feita a aplicação de enzimas?


Limpeza: primeiramente é realizado a limpeza do local onde a aplicação será feita, usando álcool 70%.


Aplicação: é feita pela via subcutânea, ou seja, logo abaixo da pele, diretamente na região onde deseja eliminar a gordura localizada.

Formulação: as combinações de enzimas podem variar de acordo com os estabelecimentos, assim como os resultados, levando em consideração as características pessoais, como idade, dieta, exercícios físicos. Mas, normalmente, é possível notar diferenças a partir da primeira semana após o início das sessões.

Durante a aplicação é comum sentir leves dores. Profissionais orientam que as mulheres evitem fazer o procedimento em dias de menstruação, pois as mudanças hormonais aumentam a sensibilidade a dor.


Principais substâncias


A fosfatidilcolina foi uma das primeiras substâncias utilizadas em procedimentos desse tipo, também conhecida comercialmente como Lipostabil. Entretanto, devido à falta de pesquisas sobre as indicações e efeitos adversos à longo prazo, as autorizadas brasileiras proibiram a sua venda no país.


Sendo assim, as substâncias mais usadas são:


Hialuronidase;

Estreptoquinase;

Xantina;

Cafeína;

Tiratricol;

Compostos contendo silício;

Chá verde.

Alguns estudos apontam que essas substâncias induzem a dilatação dos vasos sanguíneos, e assim ativam a circulação e contribuem para o funcionamento metabólico, favorecendo a ação de colágeno, a queima de gordura e ainda regulando o metabolismo celular.

Pontos positivos e negativos da aplicação de enzimas


Dentre os benefícios da aplicação de enzimas, o melhor deles é que o procedimento oferece resultados rápidos.

No entanto, existe a possibilidade de efeitos negativos, como em qualquer procedimento estético, como:

Reações alérgicas;

Irritação local;

Infecções, quando a limpeza do local da aplicação não é feita de forma correta.

Resultados e sessões


Não existe uma regra geral sobre o tempo necessário para perceber os resultados do tratamento. Mas, normalmente, após 7 dias do seu início é possível começar a ver alguns resultados, e a partir da quinta sessão já dá para notar diferenças mais significativas.

Nesse sentido, clínicas e estabelecimentos especializados nesse procedimento indicam pacotes que contenham o número de sessões consideradas mínimas para que o cliente obtenha os efeitos desejados.

Em geral, o ideal é que sejam feitas de 10 a 15 sessões, no mínimo, e com intervalos regulares entre elas. O profissional responsável irá decidir junto da pessoa, qual é a frequência ideal.

Cuidados pré e pós-procedimento


Outro ponto positivo da aplicação de enzimas é que geralmente não há muitas restrições no período pré e pós-procedimento. Mas, certos cuidados são necessários, tais como:

Evitar expor a região ao sol;

Não consumir frutos do mar e alimentos derivados de porco nos dias anterior e seguinte ao procedimento, pois são alimentos que podem induzir a inflamação local.

Efeitos colaterais


Depois de realizar o procedimento podem surgir inchaços e algumas manchas roxas, mas elas logo desaparecem. Além disso, dermatologistas recomendam que não haja exposição da região ao sol, pois ele pode contribuir para que as manchas fiquem mais evidentes.

Contraindicações


O procedimento é contraindicado nas seguintes situações:


Mulheres em fase de amamentação;

Gestantes;

Crianças obesas;

Pessoas com alergia aos componentes da formulação.

Hábitos saudáveis


É importante esclarecer que a aplicação de enzimas não irá fazer um milagre eliminando toda a gordura localizada. O procedimento é apenas um aliado que vai contribuir para a redução de medidas.

Então, é recomendável a adoção de hábitos saudáveis, com a inclusão de alimentos naturais e ricos em nutrientes na sua dieta. A prática de exercícios físicos também não deve ser deixada de lado, pois eles irão auxiliar no funcionamento metabólico, e potencializar a queima de gorduras.

Se você atua na área da estética e deseja aprimorar suas técnicas profissionais para melhor atender seu público, faça sua especialização em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada no Incursos. Amplie seu conhecimento e faça a diferença no mercado de trabalho como um (a) especialista no assunto.



Fonte: Mundo Boa Forma

Imagem: 123RF