A hidrolipoclasia ou popularmente chamada de hidrolipo é um procedimento estético que tem como intuito facilitar a eliminação de gordura em áreas do corpo que, normalmente, incomodam as pessoas como por exemplo a barriga. Apesar de não ser recomendada como método de emagrecimento, o tratamento modela algumas regiões consideradas pequenas do corpo.


Este procedimento pode ser realizado de diversas maneiras, mas o principal é por meio da aplicação de uma injeção com substâncias que, em conjunto com sessões de ultrassom, quebram as células de gordura, que são eliminadas pelo organismo.

Procedimento


Sendo mais especifico, a hidrolipoclasia é feita através de uma injeção com uma solução composta de soro fisiológico e na região que se deseja eliminar a gordura. Combinado com uma sessão de ultrassom no local, a vibração mecânica do aparelho agita e rompe as células de gordura, que são drenadas pelo próprio organismo e expelidas por meio da urina e fezes.

Como o procedimento não é destinado para o emagrecimento, sua indicação é voltada para pessoas que já praticam exercícios físicos com regularidade, possuem dieta equilibrada, mas não conseguem eliminar certas gordurinhas.


O tratamento pode ser realizado em várias partes do corpo, tais como: abdômen inferior e superior, cintura, região ao redor do umbigo, ou seja, periumbilical, culotes, região infraglútea, costas, coxas, pernas, braços e embaixo do queixo, no submento.

Cada pessoa responde de uma forma ao procedimento. Dessa forma, o tratamento depende de vários fatores, e principalmente do tipo de tecido adiposo do paciente. Além disso, para obter os primeiros resultados o ideal é realizar de 5 a 10 sessões.


Outra técnica realizada além da aplicação das substâncias e do ultrassom é a hidrolipoclasia aspirativa. Em certos casos, utilizam-se microcânulas ligadas a um aspirador com grande poder de sucção, que removem a gordura que foi desprendida. Esse procedimento traz resultados mais rápidos e com menos sessões.

Contraindicações


Antes de se submeter ao procedimento, é necessária a realização de alguns exames pré-operatórios, principalmente no caso da hidrolipoclasia aspirativa, que é mais incisiva. Após o procedimento, a paciente deve usar uma modeladora imediatamente após o tratamento, por um período de três semanas.

É indicado também fazer sessões de drenagem linfática, que acelera o processo de eliminação da gordura pelo organismo. Com isso, os resultados são mais efetivos e a recuperação, mais rápida.

A pessoa também pode voltar às suas atividades normais dois dias após o procedimento, desde que não sejam forçadas. Depois de três ou até cinco dias, já é possível retornar a rotina de exercícios leves, sem carga. Após duas ou três semanas, a pessoa pode voltar a ter seu ritmo normal.

Gostou de saber sobre esse procedimento? Atua na área da saúde, mas, deseja muito ampliar seu conhecimento na área da estética e quem sabe abrir seu próprio negócio na área da beleza que tem crescido muito ano após ano? Então, essa é a hora para se matricular na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Seja um (a) especialista no assunto e se destaque no meio profissional.


Fonte: Terra

Imagem: 123RF