A presença dos chamados ‘vasinhos’ nas pernas é uma causa muito presente nas pernas e coxas de diversas pessoas, especialmente as mulheres. Isso pode ser motivo de desconforto e para esconder as pernas para muitas delas que sentem incomodadas com as telangiectasias, esteticamente falando dos popularmente conhecidos vasinhos ou microvasos. A boa notícia é que o Procedimento Estético Injetável para Microvasos (PEIM) pode acabar com esse problema e trazer mais conforto e beleza para as coxas e pernas das pessoas.


Até o momento não existe uma causa certa para a presença dos microvasos ou ‘vasinhos’, mas, sabe-se que ordens genéticas, reposições hormonais como o uso de anticoncepcionais, por exemplo, gravidez, sedentarismo e obesidade, estão entre os principais motivos.


Dessa forma, o PEIM é conhecido por ser um procedimento minimamente invasivo e praticamente indolor, além de ser responsável pela secagem dos vasinhos. O tratamento é bem simples e pode ser realizado em clinicas ou consultórios em que há um profissional da saúde especializado e habilitado.


"Esse procedimento consiste na aplicação de uma substância esclerosante no interior desses microvasos, a qual irá agir levando a uma contração do mesmo, fazendo com que se feche e não haja mais passagem sanguínea. A substância é posteriormente metabolizada pelo organismo. Há inúmeras substâncias esclerosantes que podem ser utilizadas, eu atuo utilizando a glicose hipertônica, o método mais eficaz e considerada também o padrão ouro nessa linhagem de tratamento. Os resultados são efetivos e por ser um fármaco biocompatível não causa reações alérgicas na pele nem proporciona risco de choque anafilático ou úlceras isquêmicas", explica a biomédica esteta, Lilian Alves Queijo.

O tratamento faz uso de uma agulha pequena e fina para injetar a solução e, normalmente, é indicado somente para os vasos bem finos. Além disso, o número de sessões irá variar em cada caso, mas, no primeiro procedimento já é possível perceber um clareamento de 60% dos vasos que vão sumindo no decorrer das sessões. Geralmente o intervalo entre uma sessão e outra é de 15 dias, pois esse é o tempo de ação da medicação inserida.


A profissional Lilian explica que durante o tratamento o paciente deve evitar a prática de atividades físicas por três dias e a exposição solar por até dez dias após a aplicação. Sendo assim, é aconselhável aproveitar o período de inverno para realizar o procedimento.


Para potencializar o tratamento é necessário tomar algumas medidas de cuidados, por isso a biomédica esteta esclarece o seguinte: "Prescrevemos cremes e até capsulas de ativos naturais, que irão melhorar a circulação e fortalecer os capilares e vasos, para que não eles não retornem e o tratamento tenha maior durabilidade. Em alguns casos também é receitado o uso de substâncias clareadoras para que o procedimento não deixe sequelas (marcas) na região".


Contraindicação


Assim como qualquer tratamento estético, o PEIM também possui suas contraindicações. Portanto, não é indicado para gestantes, lactantes, pacientes com ou em tratamento de neoplasias, com infecções locais, diabéticos descompensados e pacientes com problemas circulatórios.

Se você atua na área da saúde e deseja ingressar no mercado da estética, no qual, cresce ano após ano, esse é o momento certo para você começar sua pós-graduação. Conheça e faça sua especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Aprenda com o módulo de Intradermoterapia, Carboxiterapia, hidrolipoclasia ultrassônica e PEIM (Procedimento Estético Injetável para Microvasos), além de vários outros, e saia como um (a) especialista excelente e preparado (a) para atuar no meio profissional.



Fonte: Biomedicina Estética

Imagem: 123RF