Após os 30 anos é possível perceber que a pele passa por mudanças e vai perdendo a firmeza de antes. Mas, assim como o corpo a pele facial merece atenção e possui procedimentos que ajudam a reverter o aspecto da pele garantindo firmeza, textura e brilho na medida certa. Para isso, existem os bioestimuladores que estimulam a produção de colágeno e promovem um efeito rejuvenescedor. Os mais utilizados são a hidroxiapatita de cálcio, o ácido polilático e a policaprolactona, conhecidos comercialmente como Radiesse, Sculptra e Ellansé.

Esses três procedimentos estéticos causam uma leve inflamação na derme, a camada mais profunda da pele. Essa reação faz com que as células responsáveis pela produção de colágeno, chamada fibroblastos, sejam ativadas produzindo dessa forma novas fibras que servem de sustentação para a pele. No caso do Ellansé e do Radiesse eles também funcionam como preenchedores e dependendo da concentração e o número de sessões dão volume à área tratada. Em alguns casos, esses bioestimuladores podem substituir preenchedores considerados clássicos como, por exemplo, o ácido hialurônico. Já o sculptra costuma ser bastante utilizado para tratar a flacidez corporal, principalmente, dos braços, interno da coxa, abdômen e também para deixar o bumbum mais empinado.


A aplicação de bioestimuladores não difere muito do método utilizado para aplicação de ácido hialurônico. De acordo com a dermatologista Bruna Bravo, o produto é espalhado em alguns pontos específicos do rosto por meio de uma micro cânula que possui espessura bem fina, o que faz com que as chances de aparecer equimoses e edemas sejam reduzidas. O procedimento, normalmente, é tranquilo e a pessoa pode ir trabalhar ou prosseguir com seus afazeres no mesmo dia, no entanto, o recomendado é não fazer esforço físico dentro das 24 horas após o tratamento, pois, a área facial fica sensível e dolorida. A dermatologista Bruna, também não indica o uso de sauna ou banho de piscina devido o risco de contaminação.


Duração dos procedimentos


Após a aplicação o estímulo de colágeno costuma durar cerca de 18 meses, porém, a duração não é igual para todas as pessoas. "Depende da capacidade individual de produzir colágeno, que pode ser influenciada pela idade, tipo de pele e estilo de vida, que inclui tabagismo, exposição solar intensa e atividade física de alta performance, entre outros", explica Bruna.


Radiesse


A hidroxiapatita de cálcio ou radiesse além de funcionar como preenchedor, estimula a produção natural de colágeno e age na recuperação, firmeza e elasticidade da pele. É indicado para mulheres e homens que desejam tratar suas mãos, assim como o pescoço, colo, interno de braço e joelhos. Nas mãos, o radiesse trata a perda de volume disfarçando os tendões e reduzindo a flacidez da pele. Já nas outras áreas mencionadas o procedimento melhora o aspecto "craquelado". Além disso, dá para associar o tratamento com outros da estética avançada para melhor contorno do rosto, papada, pescoço e braço, reforça o combate à flacidez. Há chance de hematomas.


Sculptra


O ácido polilático ou sculptra além de estimular o colágeno, melhora o contorno facial, corporal, atenua sulcos, rugas e marcas de expressão. Apesar de não funcionar como preenchedor, pode proporcionar um leve efeito, mas, de maneira mais natural. É recomendado para quem deseja dar mais sustentação para as áreas com pouca mobilidade. Dessa forma, se tratando do corpo, a sculptra age na redução de celulite e flacidez dos braços, coxas, glúteos e abdômen. Vale lembrar que, os pacientes que passam por esse tratamento devem fazer massagens após a aplicação para evitar o aparecimento de micronódulos.


Ellansé


A policaprolactona ou Ellansé faz com que a textura da pele seja melhorada, deixando-a mais firme, sedosa e com aparência saudável. O procedimento também recupera o volume perdido através da diminuição natural da gordura do rosto, exceto o dos lábios, pálpebras, regiões que não recebem a aplicação. É indicado para pessoas mais maduras ou que já passaram por um processo drástico de emagrecimento. O ellansé também funciona em aplicações ósseas produzindo pontos de sustentação. Outra atribuição é que esse tratamento garante de 20 a 30% mais volume do que o gel de ácido hialurônico, por isso, é preciso cuidado na aplicação. O tratamento não contém anestésico, o que proporciona um certo desconforto, além da probabilidade de surgir hematomas.

Se você atua na área da saúde estética e deseja aprimorar seu atendimento e ampliar sua capacidade profissional, esse é o melhor momento para escolher uma pós-graduação de qualidade. Por isso, conheça e se matricule na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Amplie seu conhecimento, obtenha dois certificados em menor tempo e se destaque no mercado de trabalho.



Fonte: Revista Versar e Vogue

Imagem: Envato Elements