A depilação a laser veio como uma opção de solução para viver livre dos pelos nas áreas indesejadas do corpo. Se comparado com outros procedimentos essa técnica se mostra a mais eficaz, no entanto, alguns equipamentos são ótimos para pele branca enquanto para pele negra há certas restrições, pois, podem ser realizados de forma mais agressiva podendo gerar queimaduras. Isso acontece porque alguns aparelhos de depilação captam a melanina do pelo e não conseguem distinguir o que é pelo e o que é pele. Dessa forma, a pele negra exige mais cuidados e equipamentos apropriados e seguros.


A melanina é a proteína do organismo que dá pigmentação para a pele e também para os pelos. Nesse sentido, as pessoas que possuem bastante melanina são mais escuras, já os indivíduos que contém pouco melanina tem a pele mais clara. O mesmo ocorre com os pelos do corpo e os cabelos. Como na depilação a laser o foco é atingir a melanina, o procedimento se torna algo mais delicado para as peles negras.


Os aparelhos de laser mais indicados


O fato de alguns aparelhos não serem indicados para a pele de pessoas negras não as impede de eliminar os pelos do corpo. Existem equipamentos com tecnologia capaz de realizar o procedimento sem o risco de apresentar manchas ou queimaduras. Então, na hora de escolher a depilação a laser é importante verificar qual é o aparelho utilizado pelo estabelecimento.


As melhores opções são os equipamentos que utilizam o laser diodo 800 nm e o laser Nd:YAG 1.064 nm, eles mantêm a direção da energia pontual, afetando somente o bulbo, que é a porção inicial do pelo, e distribui pouco calor na superfície da pele, sem causar queimaduras. Os aparelhos também oferecem um sistema mais moderno em que a superfície de contato com a pele é resfriada, diminuindo a dor e o desconforto após cada disparo.

Pele sem foliculite


O risco de a pele apresentar foliculite, ou seja, pelos encravados é grande em certas depilações e, por esse motivo o procedimento a laser é mais recomendado para prevenir as manchas escuras que costumam aparecer com a foliculite. A depilação a laser também elimina até 95% dos pelos com a realização do tratamento completo, sendo necessário, normalmente, 1 sessão de manutenção por ano.

Antes da depilação


Alguns cuidados são importantes antes de começar a depilação a laser, tais como:

Não depilar com cera 20 dias antes do procedimento, depilar somente com lâmina no momento da depilação à laser;

Não usar tratamentos com ácidos na pele cerca de 10 dias antes do tratamento;

Não se expor ao sol 1 mês antes do tratamento;

Aplicar filtro solar diariamente na região depilada.


Quantidade de sessões


A depilação a laser geralmente pode ser feita em clínicas de estética e dermatológicas. E, a quantidade de sessões vai depender de uma pessoa para outra, porém, é indicado fazer de 4 a 6 sessões por região.


Vale ressaltar que, o profissional que realiza o procedimento precisa ter formação específica para isso. Por isso, se você é formado (a) na área da saúde e já atua com procedimentos estéticos, mas, deseja aprofundar seus estudos para realizar depilações a laser e vários outros tratamentos, você precisa de uma pós-graduação de qualidade.

Conheça e se matricule na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Se torne um (a) especialista no assunto, obtenha dois certificados em menor tempo e saia mais do que preparado (a) para oferecer o melhor para seus clientes.


Fonte: Terra e Tua Saúde

Imagem: 123RF