A limpeza facial deve ser realizada independentemente do tipo de pele, pois, para além do uso de maquiagem a pele facial está exposta a poluição, poeira e ao sol, o que contribui para o acúmulo de sujeira e oleosidade na pele. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que existem cuidados específicos para a pele seca, oleosa, mista e sensível.

Por que usar cosméticos específicos?


A beauty expert Fernanda Farias explica o seguinte: "A pele do rosto é mais sensível que a do restante do corpo, e o sabonete comum tem mais sulfatos, o que pode ressecar e deixar a pele com um aspecto repuxado". Já o dermatologista Damiê De Villa, explica que se a pessoa usa maquiagem todos os dias, a atenção deve ser maior. Isso porque não basta utilizar só o sabonete para o rosto, primeiro é preciso passar um demaquilante e, em seguida, usar o produto de limpeza adequado.


Diversos fatores podem determinar a escolha do produto, como o tipo de pele e as particularidades de cada rosto, a presença de manchas, oleosidade ou rugosidade excessivas, por exemplo. Para conseguir bons resultados, é importante também ter atenção aos componentes para realizar uma limpeza adequada, mantendo o equilíbrio da pele. Especialistas recomendam lavar o rosto duas vezes ao dia, primeiro ao acordar e depois antes de dormir.

Quais componentes buscar em cada tipo de pele?


Pele seca: a beauty expert Fernanda, indica fórmulas enriquecidas com ácido hialurônico, que ajuda na hidratação da pele. O dermatologista De Villa explica que a pele seca também requer sabonetes suaves, que retirem menos a oleosidade. "Como os que têm óleos e manteiga de karité na formulação", acrescenta.

Pele oleosa: o ideal é buscar produtos com pó mineral, que controlam a produção de óleo. Os dermatologistas costumam recomendar produtos com ácido salicílico, mas Fernanda desaconselha o uso desse ativo. "Ele acaba retirando quase que completamente a oleosidade, o que pode causar um efeito rebote", explica.

Pele mista: vale investir em produtos com glicerina e ácido hialurônico. "O sabonete já vai tirar o excesso de oleosidade da zona T, mas manter a hidratação da pele", explica a especialista. Para o dermatologista, não tem cuidados muito específicos para esse tipo de pele, já que a pele mista aceita bem a maioria dos produtos. A dica é testar e ver como a pele responde com o uso contínuo.

Pele sensível: "Esse tipo de pele se dá bem com componentes calmantes que evitam a descamação, como o mel", recomenda Fernanda. De modo geral, é importante fugir de opções com muito sulfato. Busque produtos sem sabão na fórmula, que costuma ser agressivo para quem tem mais sensibilidade. "Os sabonetes para peles sensíveis geralmente contêm extrato de camomila, aloe vera, alfa-bisabolol e azuleno", explica o dermatologista.


Como deve ser a limpeza em cada tipo de pele?


Pele oleosa e mista: todas as etapas da limpeza são importantes, sendo elas, higiene, esfoliação, extração, máscara facial e hidratação. A esfoliação ajuda a remover a camada grossa de impurezas do rosto e desintoxica os poros, enquanto a extração remove os cravos um a um, finalizando com uma máscara de argila verde para controlar a oleosidade.


Este tipo de limpeza facial pode ser realizado de 15 em 15 dias nas peles oleosas e 1 vez por mês nas peles mistas.

Pele seca: como não tem muito oleosidade, a pele não sofre com cravos e nem com espinhas, mas com o ressecamento, descamação e linhas finas mais aparentes, ao mesmo tempo em que acumula impurezas e restinhos de maquiagem que ficam presos nos poros. Dessa forma, a limpeza de pele profunda pode ajudar na hidratação do rosto e também a suavizar e prevenir rugas, além de diminuir os danos do estresse oxidativo.


A limpeza de pele nas peles secas pode ser realizada de 45 em 45 dias, para evitar o ressecamento excessivo.

Pele normal: a limpeza de pele pode ajudar a prevenir manchas e minimizar linhas de expressão. Por isso, a proposta é esfoliar o rosto e fazer extração dos cravos que podem aparecer. Para manter a pele normal lisa e sem imperfeições, vale apostar em máscaras faciais para hidratar e aumentar o viço da pele, como as de argila preta, que têm carvão ativado. Aqui, ensinamos um passo a passo de como fazer a técnica nas peles normais.

Se você atua na área da saúde e deseja ampliar seu conhecimento sobre os cuidados e tratamentos com a pele, assim como os procedimentos estéticos de forma geral, saiba que o Instituto Monte Pascoal possui uma pós-graduação ideal para você. Conheça e matricule-se na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação". Seja um (a) especialista no assunto e faça a diferença no meio profissional.


Fonte: Universa e Beleza Extraordinária

Imagem: 123RF