Os anos passam e a chegada do envelhecimento chega para todas as pessoas, e com ela as rugas, a flacidez, as marcas e até as manchas na pele. Diferente do que é visto na ficção não temos uma fonte da juventude, mas, podemos rejuvenescer e dar um novo aspecto na pele com os procedimentos estéticos que proporcionam diversos benefícios e não necessitam de processos cirúrgicos. Entre os tratamentos que envolve a saúde estética e ajudam a retardar os efeitos do envelhecimento e trazer um perfil mais jovial as pessoas estão o botox, o microagulhamento, os bioestimuladores de colágeno e a harmonização facial. Cada um deles utiliza uma forma de aplicação diferente e estão sendo cada vez mais usados tanto em mulheres quanto em homens.


Portanto, entenda o que é, para que serve e qual a duração destes procedimentos.


Botox


O que é? – também chamado de toxina botulínica, este procedimento é feito com o uso de uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum capaz de inibir estímulos neuronais relacionados com a contração muscular. Ao ser aplicado, o botox paralisa determinadas regiões da face reduzindo rugas e marcas de expressão.


Para que serve? – a aplicação de botox pode servir tanto para tratamento na área da estética quanto para melhora de certas enfermidades, sendo útil para: reduzir rugas e marcas de expressão; redução do sulco nasogeniano (bigode chinês); Redução das marcas da região periocular (pés de galinha); redução da sudorese, em caso de hiperidrose ou bromidrose; correção do estrabismo ocular; controlar o bruxismo; espasmos faciais, conhecidos como tique nervoso; relaxar uma contração muscular excessiva devido ao AVC; e etc.


Qual é a duração? – o tempo do botox vai depender do aspecto da pele e da musculatura de cada pessoa, mas, geralmente o procedimento dura até seis meses.


Microagulhamento


O que é? – este procedimento consiste em realizar microperfurações na pele com finas agulhas metálicas, semelhante ao da acupuntura, porém, localizado e múltiplo, produzindo efeito apenas na área tratada. O tratamento tem o objetivo de induzir o colágeno e outras fibras naturais na pele, bem como o espessamento da epiderme.

Para que serve? – o microagulhamento pode ser utilizado tanto para o tratamento da região facial quanto corporal, pois, serve para reduzir cicatrizes, especialmente as de acne, estrias, envelhecimento e flacidez, calvície, melasma e drug delivery em geral.

Bioestimuladores de colágeno


O que é? – De acordo com a farmacêutica esteta Juliana Almeida, os bioestimuladores de colágeno são ativos que estimulam a produção de colágeno e promovem um efeito rejuvenescedor, com resultado natural e progressivo. Os mais utilizados são a hidroxiapatita de cálcio, o ácido polilático e a policaprolactona, mais conhecidos pelos nomes comerciais: Radiesse, Sculptra e Ellansé.

Para que serve? – por causarem uma leve reação inflamatória na derme, os bioestimuladores faz com que as células responsáveis pela produção de colágeno chamada de fibroblastos se ativem e produzam novas fibras que dão sustentação à pele. O tratamento também atua como preenchedor tratando tanto a face quanto a flacidez de braços, interno de coxa, abdômen e empinando o bumbum.


Qual é a duração? – normalmente, o fabricante do produto utilizado no procedimento recomendada três sessões com intervalos mensais. Dessa forma, o estímulo do colágeno acontecerá por até 25 meses após as aplicações, servindo como uma poupança de colágeno, para um envelhecimento muito melhor da pele.

Harmonização facial


O que é? – trata-se de é um conjunto de procedimentos que servem para dar proporções equilibradas para o rosto, sendo possível ter boca carnuda, testa sem rugas, queixo protuberante e nariz empinado sem precisar passar pelo centro cirúrgico. A ideia é que o face da pessoa fique com traços mais equilibrado e um formato proporcional. Geralmente, os procedimentos realizados fazem uso de somente de agulhas e cânulas.


Para que serve? – o objetivo é tratar o que muitas pessoas veem como defeitos, buscando sempre o equilíbrio facial. Por isso, a aplicação da harmonização facial serve para: redução de papadas; redução de olheiras; redução de rugas e marcas de expressão; aumento dos lábios; definição de mandíbula; mudanças sutis no nariz; aumento ou diminuição do queixo e testa.

Qual é a duração? – boa parte dos procedimentos que envolvem a harmonização facial tem duração limitada. A aplicação de ácido hialurônico, por exemplo, garante resultados por até dois anos.

Como foi dito acima a harmonização facial envolve vários procedimentos, tais como: aplicação de ácido hialurônico; outros preenchedores; aplicação de toxina botulínica; lasers; radiofrequência; bioestimulação de colágeno; peeling; MMP Facial - Microinfusão de Medicamentos na Pele.


Se você atua na área da saúde e deseja entrar na área da saúde estética desenvolvendo os melhores procedimentos e com total segurança, conhecimento e capacidade, então você precisa de uma pós-graduação de qualidade. Conheça e se matricule na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação". Obtenha dois certificados em menor tempo e se torne um (a) especialista no assunto.


Fonte: Minha Vida, Tua Saúde, Sociedade Brasileira de Dermatologia e Versar

Imagem: 123RF