O sulco nasogeniano, conhecido como bigode chinês, cujos vincos na pele vão do canto nariz até a boca em ambos os lados, surgem devido a vários fatores como fumar, emagrecer demais, tomar sol em excesso, fazer muita careta, além da genética familiar. Essas marcas no rosto costumam ser mais visíveis por volta dos 30 anos, mas, é possível prevenir ou até mesmo adiar seu surgimento com o uso de dermocosméticos e tratamentos estéticos.

Segundo a dermatologista Giuliana Bottino, a partir dos 40 anos a marca de bigode chinês proporciona na face da pessoa uma expressão cansada, deixando-a com aparência mais velha, pois, as marcas se encontram mais profundas devido a flacidez da pele e a perda natural de gordura no rosto.

No entanto, o avanço da idade não é a única causa responsável por desencadear o bigode chinês. Além dos fatores mencionados acima, a profundidade das marcas pode ser favorecida por: poluição; alimentação inadequada; dietas com perda de peso muito acentuada.


Tratamentos


Para quem se incomoda com as marcas provocadas pelo bigode chinês e deseja minimizar esta causa, alguns tratamentos podem ajudar e melhorar a aparência facial, tirando o aspecto cansado, sendo eles:

Cremes anti-idade


Embora os cremes anti-idade não seja um tratamento intenso, o uso diário é uma boa forma de prevenir o surgimento do bigode chinês. Eles estimulam a produção de colágeno e agem hidratando a pele com ativos dermatológicos.

Peelings


Quando as marcas do bigode chinês estão finas, ou seja, no início é possível retirá-las ou amenizar seu aspecto, por meio de peelings que utilizam ácidos, como o tricloroacético e o retinóico. O especialista em saúde estética ou dermatologista saberá o mais adequado para cada caso.


Preenchimentos


O preenchimento com ácido hialurônico provoca ótimos efeitos que duram em torno de 12 meses. O procedimento envolve aplicar o produto sob a marca ou ruga, preenchendo a área.

"A substância, que é injetada nas rugas com uma agulha fina e uso de pomada anestésica, atrai água para as células, deixando-as inchadas e diminuindo o vão causado pela perda de volume no local. Esse efeito dura de oito meses a um ano, quando o ácido hialurônico é absorvido pelo organismo", conta a dermatologista, Giuliana Bottino.

Toxina botulínica


A aplicação da toxina botulínica reduz as marcas e vincos na face. A substância age relaxando a musculatura e inibindo os estímulos responsáveis pelas expressões. Seu efeito é temporário e pode durar até 6 meses. Ela age também como prevenção, já que se não houver movimentos, as marcas não se formarão.

Radiofrequência


É um tratamento muito utilizado para combater a flacidez e eliminar as marcas e rugas da face. A técnica provoca contrações nas fibras elásticas da pele, com resultados que atenuam essas marcas de expressão.

Após uma análise minuciosa e criteriosa, seu/sua dermatologista aconselhará o procedimento mais indicado.

Prevenção


Para que o bigode chinês demore aparecer ou as marcas não fiquem profundas é preciso investir em protetor solar, cosméticos com retinol, ácido hialurônico ou antioxidantes, manter o peso, não fumar nem se expor ao sol entre as 10 e 16 horas. A massagem facial é outra boa aliada, especialmente de quem se expressa demais ao falar. Mas é necessário fazer essa ginástica pelo menos duas vezes por semana, antes de dormir.

Se você trabalha na área da saúde, mas, quer ingressar na área da saúde estética, conheça a especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Faça a sua matrícula e se destaque como um (a) especialista no assunto.


Fonte: Universa e Dicas de mulher

Imagem: 123RF