A flacidez na pele pode ocorrer com o passar dos anos nas pessoas devido a redução de colágeno no corpo. No entanto, não há idade específica para isso já que alguns possuem a pele um pouco mais flácida do que outros, além de vários fatores que também podem interferir como o ato de fumar, alimentação inadequada, doenças sistêmicas, alterações hormonais, idade avançada, emagrecimento abrupto, medicamentos, entre outras questões.


Para explicar a principal causa de flacidez é preciso entender que o colágeno é produzido continuamente durante a vida, mas, por volta dos 25 a 30 anos, a sua produção começa a diminuir e vai reduzindo ainda mais conforme a idade vai avançando. Por essa razão, uma pessoa com idade mais avançada aos poucos vai ficando com a sua pele mais flácida e caída em todas as regiões corporais.

O lado bom é que dá para estimular a produção de colágeno melhorar o aspecto da pele e reduzir a flacidez com procedimentos estéticos, mas, antes de realizar um tratamento na área da saúde estética é necessário mudar ou aprimorar certos hábitos, como:

- Aumentar a ingestão de água


O fato de ingerir mais água diariamente ajuda a hidratar a pele, manter sua elasticidade e renovar as fibras de colágeno, o que é importante para mantê-la firme e tonificada. A água também melhora a circulação e impede o inchaço causado pela retenção de líquidos.

- Comer alimentos ricos em proteínas e colágeno


A proteína presente em carnes magras, grãos, ovos, leite e derivados é fundamental na manutenção dos músculos que ajudam a preencher a pele. Uma alimentação rica em colágeno, encontrados na laranja, limão, kiwi, tangerina entre outras frutas cítricas também é indispensável já que ajuda a manter a firmeza da pele.


Os suplementos à base de colágenos, comprados em lojas de produtos naturais, também são uma boa aposta para aumentar a ingestão de colágeno ao longo do dia. Vegetais, chá verde e frutos vermelhos também são ricos em antioxidantes, e por isso também são importantes para evitar a flacidez da pele, já que estas substâncias combatem o envelhecimento precoce.

- Praticar exercícios físicos


Fazer atividades físicas, especialmente a musculação, tira a flacidez pois fortalece e aumenta as fibras musculares, além de tonificar a pele. Além disso, os músculos que se ganha na musculação substitui a gordura, que é mole e deixa locais do corpo como, abdome, braços e coxas mais flácidos.

- Parar de fumar


Como foi mencionado acima, o ato de fumar pode favorecer a flacidez na pele até porque o cigarro prejudica a circulação de sangue pelo corpo, além de conter substâncias que aceleram o envelhecimento dos tecidos. Portanto, deve-se evitar o hábito de fumar ou viver em ambientes com fumaça de cigarro para se conseguir resolver a flacidez.

- Manter o peso estável


Conhecido como efeito sanfona, quando se perde peso e engorda com frequência, esse descompasso corporal faz com as fibras elásticas que formam a pele se rompam, o que causa flacidez e estrias. Assim, é importante, ao emagrecer, manter os hábitos saudáveis para que o peso fique estável e não prejudique a pele.

- Usar cremes


O uso de cremes seja facial ou corporal devem ser aplicados diariamente, nos locais com maior flacidez. Esse hábito de passar cremes na pele, principalmente aqueles à base de silício ou colágeno, podem trazer bons resultados.

E por último, mas, não menos importante está o tratamento estético.

Na área da saúde estética é possível tratar a flacidez cutânea com bioestimuladores, como o ácido polilático e hidroxiapatita de cálcio. Essas substâncias, quando injetadas e espalhadas na pele, estimulam a formação de novas fibras deixando o tecido mais tonificado.

O ácido polilático vem acondicionado numa ampola em pó liofilizado e precisa ser diluída em água destilada de 24 a 72 horas antes do procedimento. De maneira geral, para o tratamento de flacidez corporal a diluição do ácido polilático é feita para 16 a 20ml de volume total. Em seguida, esse líquido é aplicado na área da pele flácida com agulha ou cânulas.


A profundidade e a quantidade injetadas por cm² são importantes para o resultado final. Áreas como pescoço, abdômen, braços, nádegas e face interna das coxas podem ser tratadas com 1 a 4 sessões usando 1 frasco de ácido polilático para uma área de cerca de 15×20 cm². A hidroxiapatita de cálcio também precisa ser diluída pela metade, um terço ou um quarto, dependendo da espessura da pele e o local a ser tratado.

Esta aplicação é um pouco dolorosa e necessita de massagem vigorosa após a aplicação de ambas as substâncias. Durante alguns dias, o paciente precisa massagear o local tratado cerca de duas vezes ao dia. O melhor resultado da bioestimulação ocorre 90 dias depois da última aplicação. Após o procedimento, podem ocorrer hematomas e avermelhamento.


O tratamento com bioestimuladores pode ser realizado em conjunto com outros procedimentos como o de radiofrequência, ultrassom microfocado e também alguns tipos de laser. Nesse caso, as tecnologias que emitem calor devem ser utilizadas primeiro e, na sequência, deve ser feita a injeção com o ácido polilático ou hidroxiapatita de cálcio.


Se você atua na área da saúde e deseja ingressar na área da estética, aprender as melhores técnicas e se tornar um (a) especialista no assunto, então, conheça e se matricule na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Dê um passo à frente na sua carreira profissional e faça a diferença no mercado de trabalho.



Fonte: Claudia e Tua Saúde

Imagem: 123RF