A queda capilar é uma causa que pode afetar tanto o público feminino quanto o masculino, e embora seja mais frequente em pessoas mais maduras muitas pessoas jovens passam por esta mesma situação e acabam buscando maneiras de fortalecer os cabelos, evitar a queda e aumentar o volume. Entre as formas de tratamento estão o uso de medicamentos e os procedimentos realizados através da terapia capilar. Ambos buscam evitar a alopecia e consequentemente melhorar o aspecto do cabelo, mas, cada um age de maneira especifica. Confira!

Medicamentos


Minoxidil – esta solução, normalmente, disponível nas concentrações 2% e 5% é indicada para o tratamento da alopecia androgênica. Esta substância ativa atua estimulando o crescimento capilar, já que aumenta o calibre dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação no local e prolongando a fase de crescimento do cabelo.

O minoxidil pode ser aplicado no couro cabeludo seco, nas áreas em que o cabelo está mais fraco, massageando duas vezes ao dia. Geralmente, a quantidade que deve ser aplicada em cada vez é de 1 mL, e a duração do tratamento é de cerca de 3 a 6 meses ou conforme indicação do médico.

Vale ressaltar que, o minoxidil é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, em grávidas e lactantes. A solução de minoxidil a 5% não deve ser usada em mulheres, a não ser que o médico recomende.

Finasterida – A finasterida 1mg, em comprimidos, é indicada para o tratamento de homens com alopécia androgênica, para aumentar o crescimento do cabelo e prevenir a queda.

A recomendação é de 1 comprimido por dia por, no mínimo, 3 meses. Além disso, o medicamento é contraindicado por pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, mulheres ou crianças, grávidas e lactantes.

Espironolactona – este medicamento é recomendado para o tratamento da hipertensão e distúrbios edematosos, entretanto, o fármaco tem um efeito anti-androgênico e por isso pode ser prescrito pelo médico para tratar alopecia em mulheres. Dessa forma, a espironolactona age retardando a progressão da queda e promovendo o retorno do crescimento em mulheres, podendo ser usado sozinha ou associada ao minoxidil, para potencializar o crescimento do fio.

O mais indicado é utilizar a espironolactona de acordo com a recomendação médica, podendo ser utilizada nas doses de 50 a 300 mg.


A espironolactona é contraindicada para pessoas com hipersensibilidade aos componentes, com insuficiência renal aguda, diminuição significativa da função renal, anúria, doença de Addison e hipercalemia. O medicamento também não deve ser usado durante a gravidez ou lactação.

Alfaestradiol – está solução, geralmente encontrada em farmácias e drogarias com os nomes Avicis ou Alozex, está indicada para o tratamento da alopecia androgenética em homens e mulheres.


O produto deve ser aplicado uma vez ao dia, preferencialmente no período noturno, usando o aplicador em movimentos leves, durante cerca de 1 minuto, para que aproximadamente 3 mL da solução atinja o couro cabeludo. Após isso, deve-se massagear a região e lavar as mãos em seguida.

A solução não deve usada em pessoas com alergia aos componentes da fórmula, grávidas, lactantes e menores de 18 anos.

Imecap hair – é um suplemento desenvolvido para homens e mulheres, que possui na sua composição selênio, cromo, zinco, vitamina B6 e biotina, muito importantes para fortalecer os fios e prevenir a queda de cabelo.


A dose recomendada é de 1 capsula por dia antes da refeição por, no mínimo, 3 meses. No entanto, o imecap hair não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade aos componentes, crianças menores de 3 anos e grávidas.

Lavitan hair – este suplemento atende tanto o público feminino quanto o masculino, possui ação antioxidante, antiqueda e é também um auxiliar na manutenção da saúde dos cabelos e das unhas. Possui na sua fórmula importantes nutrientes como a biotina, piridoxina e zinco. A dose recomendada é de 1 cápsula por dia por, no mínimo 3 meses.

Seu uso é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula, crianças com idade inferior a 3 anos, grávidas e mulheres que estejam em período de amamentação, a não ser que o médico recomende.

Pantogar – contém a proteína queratina e nutrientes como a cistina, tiamina e pantotenato de cálcio em sua composição, que ajudam no crescimento saudável de cabelos e unhas. Este suplemento está indicado para a perda de cabelo sazonal ou difusa em mulheres. A dose recomendada é de 1 cápsula, 3 vezes ao dia em adultos e 1 a 2 cápsulas por dia em crianças com mais de 12 anos, durante cerca de 3 a 6 meses.

O Pantogar não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, crianças com menos de 12 anos e mulheres grávidas ou lactantes, sem indicação médica.

Ineout – este suplemento possui em sua composição biotina e zinco, que reforçam e estabilizam o crescimento dos fios, vitamina A, que estimula a renovação celular e a síntese de queratina, vitamina E, que estimula a circulação no couro cabeludo e vitaminas do complexo B, que estimulam a síntese de queratina, na qual, em conjunto, facilitam o crescimento dos fios e inibem a queda de cabelo. O Ineout também contém manganês e vitamina C, que estimulam a síntese de colágeno.

A indicação é de 2 cápsulas por dia, uma no almoço e outra após o jantar.

O suplemento ineout não deve ser usado por pessoas com hipersensibilidade aos componentes da fórmula e mulheres grávidas ou lactantes, sem indicação médica.

Terapia capilar


Segundo a tricologista Arivalda Oliveira, a terapia capilar "é indicada nos casos de estresse acentuado, pois este pode desencadear patologias tanto do couro cabeludo como da haste capilar. Entre as mais comuns, estão queda excessiva dos fios, rompimento da haste, oleosidade seguida de inflamações, descamação do couro cabeludo, desgaste da haste por ação ou sobreposições químicas e alopecias."

A terapia capilar traz vários benefícios, como por exemplo: melhora a oxigenação e circulação sanguínea do couro cabeludo; diminui a descamação; reduz a oleosidade e a queda capilar; melhora e trata a caspa (dermatite seborreica); trata a coceira e a sensibilidade do couro cabeludo.


Entre os tratamentos que correspondem a terapia capilar estão:

Detox capilar – realizado com produtos de limpeza profunda que higienizam, esfoliam e podem regenerar o couro cabeludo. Normalmente, o procedimento é o primeiro passo para os demais tratamentos e pode ser feito em todos os tipos de cabelos, especialmente em casos descamação e oleosidade em excesso.

Aromaterapia – esse método faz uso de óleos essenciais e vegetais que auxiliam na cura de algumas patologias do couro cabeludo e nos cabelos. Alguns tipos de óleos estimulam a circulação sanguínea, combatem a queda capilar, têm ação fungicida, anti-inflamatória, cicatrizante, bactericida, entre outros benefícios.

Argiloterapia – o tratamento é feito à base de argila, capaz de desintoxicar e equilibrar o pH do couro cabeludo, além de repor minerais que estão faltando na região. Esse tratamento é indicado quando o couro cabeludo está intoxicado, com excesso de produtos químicos ou muito gorduroso.

Alta frequência – essa técnica é feita com o uso de um aparelho que produz um campo eletromagnético na região a ser tratada. Ele ativa a circulação sanguínea, fortalece o folículo piloso, reconstrói a cutícula capilar e combate danos causados por excesso de químicas nos cabelos. O resultado é bem satisfatório em pacientes com caspa intensa e alopecia por excesso de oleosidade.

Massagem capilar – esse método complementar, além de aliviar o estresse e tensões do dia a dia, ativa a circulação sanguínea do couro cabeludo, o que facilita o transporte de nutrientes até os fios. A técnica contribui para o crescimento natural dos cabelos e pode reduzir a queda capilar. Essa massagem se divide em quatro tipos, sendo elas: massagem muscular, circulatória, linfática e do sistema nervoso, realizadas na nuca, couro cabeludo e têmporas.

Microagulhamento – este procedimento utiliza o roller, rolinhos de agulhas, no couro cabeludo ou com dispositivos em forma de caneta, usando pomada anestésica conforme a sensibilidade do paciente. Esse tratamento é indicado para tratar a calvície e o afinamento do folículo capilar.

Todos os procedimentos de terapia capilar citados acima abrangem a área da saúde estética que é uma crescente no mercado de trabalho e pode ser realizada por profissionais das áreas de farmácia, biomedicina, ou enfermagem que são habilitados para a prática. Portanto, se você atua em uma destas áreas e deseja entrar na área da saúde estética com conhecimento aprofundado sobre o assunto, faça a sua especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" no Instituto Monte Pascoal.


Desperte o (a) especialista que há em você!


Fonte: Dicas de Mulher e Tua Saúde

Imagem: 123RF