O preenchimento labial vem ganhando cada vez mais adeptos, desde famosos ao público em geral. Isso porque, o procedimento proporciona volume aos lábios, deixam o rosto mais harmônico, além de deixar mais simétrico o lábio superior com o inferior. Outro ponto positivo é que a técnica utilizada é minimante invasiva, e não necessita de cirurgia sendo normalmente feita em consultório.


Como o procedimento é realizado?


O preenchimento labial é feito com agulha ou cânula para a introdução de substâncias na região dos lábios com finalidade de delinear seu contorno, aumentar o volume ou até mesmo projetá-los. Dessa forma, a dermatologista Carla Albuquerque explica que a injeção leva a substância chamada ácido hialurônico, na qual, além de preencher os lábios e as linhas das pessoas que já possuem rugas conhecidas como código de barras, também vai atrair moléculas de água e induzir a formação do próprio colágeno da paciente, o que melhora a hidratação e a sustentação da pele.

Antes de realizar o preenchimento conforme a necessidade de cada caso é aplicado um creme anestésico para inibir a dor e deixar a pessoa mais confortável. O procedimento pode ser realizado sob rugas em volta dos lábios, no contorno dos lábios, na parte vermelha, superior e inferior, para os pacientes que precisam de volume e até por dentro da boca para projetar o lábio. A quantidade e a forma de aplicar sempre são individualizadas e customizadas, podendo variar bastante de pessoa para pessoa.

Geralmente, o produto já vem dentro de uma seringa de 1 ml, junto com agulhas. "A substância é aplicada no contorno, arco do cupido, filtro labial e tubérculos labiais", explica o cirurgião dentista Rogério Marques.

Além do preenchimento com o ácido hialurônico há outra alternativa?


É possível realizar o procedimento utilizando gordura corporal, no entanto, Bianca Ohana esclarece que embora o preenchimento com gordura corporal seja uma opção, requer ambiente hospitalar. Para esse tipo de procedimento, é necessário retirar a gordura de outra região com uma lipoaspiração.


Quando o preenchimento labial é feito com enxerto de gordura (da própria pessoa), há necessidade de preparo da gordura antes do procedimento, e depois ela é injetada com microcânula após a anestesia local nos lábios.

Para quem é indicado?


Carla Albuquerque ressalta que o procedimento é indicado para quem tem lábios finos ou desproporcionais, perda do contorno ou do volume labial que normalmente são causados pelo processo de envelhecimento e, ainda, linhas formadas em volta dos lábios. Já a cirurgiã plástica Bianca Ohana lembra que é importante respeitar as características individuais de cada um e que o procedimento deve ser feito em pessoas maiores de idade.

Duração do preenchimento labial


Segundo os especialistas na área, a previsão de efeito do preenchimento é de 6 a 12 meses.

Contraindicações


O preenchimento labial não deve ser realizado em casos de:


Alergia ao ácido hialurônico;

Pessoas com doenças autoimunes;

Feridas ou herpes nos lábios;

Doença oncológica;

Lúpus Eritematoso Sistêmico;

Gravidez;

Pessoas com pneumonia ou alguma infecção.

Pós-procedimento


Após o procedimento os efeitos colaterais podem variar de pessoa para pessoa. Mas, normalmente, ocorre um inchaço logo depois de realizar o preenchimento. Isso porque o ácido hialurônico atrai água, aumentando o volume dos lábios numa proporção maior do que o desejado. Com o passar dos dias, esse efeito tende a desaparecer.

Vale ressaltar que é preciso tomar alguns cuidados após o procedimento, tais como:


Não tocar, massagear ou comprimir a área tratada;

Evitar o uso de maquiagem no dia da aplicação;

Evitar fazer esforço físico;

Evitar exposição ao sol;

Não aplicar cremes e pomadas na região no período de 48 horas;

Evitar fazer procedimentos estéticos como microagulhamento, limpeza de pele e peeling por 30 dias.

De acordo com a dermatologista Ana Lucia, o ideal é usar somente gelo nos lábios após o procedimento, porém, sem apertar o preenchimento recém-feito. Outra observação que se deve levar em consideração é que alguns lábios incham enquanto outros não, isso irá depender da habilidade do especialista que aplica a substância. O resultado pode ser notado entre cinco e sete dias.

Qual profissional pode realizar o procedimento?


O preenchimento labial pode ser feito por um médico especialista e certificado como cirurgião plástico, dermatologista, cirurgião dentista, biomédicos, farmacêuticos, ou enfermeiros especializados em saúde estética.


Se você atua em uma dessas áreas e deseja dar um passo à frente na sua carreira profissional e ingressar no meio estético como um (a) especialista da área, então, conheça e se matricule na especialização em Estética Contemporânea e Estética Ortomolecular "Dupla Certificação" do Instituto Monte Pascoal. Faça a diferença no meio profissional e se destaque no mercado de trabalho.



Fonte: Minha Vida e UOL

Imagem: 123RF